As Cinco Doenças Dentárias Mais Comuns

São inúmeros os males capazes de afetar o sorriso de uma pessoa, especialmente dos mais despreocupados. A falta de higiene e de cuidados essenciais com a limpeza dos dentes e de toda a boca é a principal responsável por doenças. Veja quais são as cinco doenças dentárias mais comuns:

Doença Periodontal

A principal causa da doença periodontal é o acúmulo de placa bacteriana nos tecidos de sustentação dos dentes, o periodonto. Tem como principal sinal a gengiva inflamada, apresentando sangramento e inchaço. Quando ela só atinge a gengiva é conhecida como gengivite, e em situações mais graves onde ocorre a perda do osso ao redor do dente é conhecida como periodontite. A doença periodontal quando não tratada pode levar a perda dentária.

Cárie

A principal causa da doença cárie são as bactérias presentes na placa bacteriana que produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas são conhecidas como cáries e se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar a um tratamento de canal ou até a perda dentária

Halitose

As principais causas da halitose estão relacionadas a problemas digestivos, respiratórios e bucais. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, especialmente as alterações na gengiva e no periodonto e a presença de saburra lingual.

Sensibilidade

As causas mais comuns de sensibilidade são desgaste na superfície dos dentes, exposição da raiz dos dentes, técnicas incorretas de escovação, clareamento dental feito de maneira incorreta, dentes fraturados ou lascados e bruxismo. A sensibilidade nos dentes é um problema que afeta 25% da população adulta.

Erosão

A Erosão ácida é causada principalmente por alimentos e bebidas ácidas como refrigerantes sucos e frutas causando o desgaste do esmalte. A consequência da erosão é o amarelamento dos dentes, fissuras e alterações na forma do dente causando também sensibilidade.